Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

terça-feira, 22 de março de 2011

Salamandra gigante


Ocorre na China ( Andrias davidianus ) e no Japão ( Andrias japonicus ), em cursos de água e lagos montanhosos. É o maior anfíbio que se conhece, podendo alcanar comprimentos entre 1,44 m e 1,80m. Tendo, o maior especime encontrado, registado cerca de 25Kg.








Andrias davidianus


Apesar de possuir uma grande dimensão, o seu comportamento é semelhante ao de todos os outros caudatas. Têm uma actividade predominantemente nocturna, permanecendo ocultas, debaixo de rochas, durante o dia e, surgindo pela hora do crepusculo. A actividade predatória tem como suporte maior os sentidos do tacto e olfacto.






Andrias japonicus 


Têm um metabolismo muito lento, podendo ficar semanas sem ingerir nenhum alimento.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário