Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

Instalações

Para espécies de pequeno porte (10cm) um aquário de 40L dá perfeitamente para um pequeno grupo de quatro a cinco indivíduos. Já quanto a espécies de maior porte (15cm a 20cm), poderá apenas comportar um casal no máximo um trio. Poderá ou não ser adicionada uma plataforma terrestre que permita aos animais saírem da água, no entanto tal é uma questão de preferência, pois os animais adultos, se bem cuidados, nunca ou raramente irão sair da água. A corrente deverá ser fraca de forma a não stressar os animais. Um pequeno filtro de esponja que não cause muita agitação deve suprir bem as necessidades de filtração. Caso não exista filtro, não haverá quaisquer problemas, tendo apenas que se dar mais atenção às mudas regulares de água. O aquário deve obrigatoriamente ser plantado, já que são animais que vivem, muitas vezes em zonas luxuriantes em flora. Caso se opte por não usar qualquer tipo de substrato, o que é desaconselhável, plantas como a Egeria densa, suprimem bem as necessidades básicas. No que diz respeito à iluminação, para que as plantas aquáticas se dêem bem, é aconselhável pelo menos 0,50W/l.

Quanto às espécies inteiramente terrestres, a parte mais importante do seu setup é o solo, este não deve conter pesticidas, químicos prejudiciais ou outras ameaças. À turfa ou terra do solo devemos ainda adicionar musgo e folhas caducas, simulando assim um chão de floresta. Diversos esconderijos, tais como pedras e galhos devem ser fornecidos, podendo ou não, dependo da espécie, ser também fornecido um corpo de água.





Esconderijo ideal para qualquer setup, adquira o seu clicando na imagem

Exemplo de plataforma flutuante, adquira a sua clicando na imagem