Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

Habitat e conservação

Os impactos negativos provocados pelo homem estão na origem dos variados factores ambientais que ameaçam seriamente as populações selvagens das diversas espécies de caudatas que tanto admiramos, os quais são precisamente os mesmos que afectam todas as outras espécies existentes no nosso planeta, quer sejam elas vegetais ou animais. Assim sendo os principais agentes de empobrecimento e destruição de habitats dos caudatas são; os incêndios florestais; a drenagem e secagem de terrenos alagados para a agricultura; os aterros sanitários e para a construção civil; a poluição da água dos rios e dos solos. Estes têm vindo a repercutir efeitos nefastos na maioria dos ecossistemas, gerando assim o empobrecimento gradual da biodiversidade.

Todos estes factores têm contribuído para um lento agonizar de várias espécies de salamandras e tritões, processo esse que se inicia com o desaparecimento de determinadas populações isoladas. De forma a assegurar que estas espécies possam continuar a existir na natureza, é necessário que eduquemos a nossa própria consciência no âmbito ambiental e que sensibilizemos a do próximo. Outra medida que podemos tomar é alertar as diversas instituições ambientais que temos à nossa disposição, a fim de protegermos e preservar os seus habitats. Uma vez que as instituições em causa certamente já estarão ocorrentes do problema em questão, o que nos resta fazer é juntarmo-nos a estas e participar na sua luta.

Os Anfíbios têm um papel importante nos ecossistemas húmidos onde vivem. Alimentam-se de insectos, muitos dos quais são transmissores de doenças. 30 de Abril, Save The Frogs Day, é o Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios, o grupo de vertebrados mais ameaçado de extinção. A celebração foi instituída em 2009 com o objectivo de conhecer melhor a importância destes animais e alertar para a necessidade da sua rápida protecção.