Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Espécies neotécnicas

A neotenia é uma forma de pedomorfose, designação atribuída pela biologia do desenvolvimento à propriedade que alguns animais, nomeadamente os anfíbios caudados, têm de apresentar na idade adulta as mesmas características típicas da sua forma juvenil ou larval. Os animais pertencentes a estas espécies têm o seu sistema reprodutor maturado, reproduzindo-se normalmente, porém o seu aspecto externo é o de um indivíduo jovem. A maturação do sistema gamético difere da do sistema somático, o qual é reprimido.
Como exemplo disso temos o Axolotl, Ambystoma mexicanum, o qual conserva durante toda a sua vida as brânquias externas, assim como a restante morfologia larval.

Apesar do comprimento padrão dos animais adultos se situar entre os 20cm e os 30cm, o Axolotl é o maior membro da família Ambystomatidae. O maior espécime encontrado media mais de 43 cm. Para alem de tal facto, ao inverso da maioria das espécies do grupo, esta mantém na idade adulta algumas características larvais, tais como: as guelras, a morfologia da pele das larvas, as nadadeiras caudais, etc. Tal particularidade fez do Axolotl uma das espécies mais mantidas e mais desejadas pelos entusiastas deste hoobie. É originário de Xochimilco e Chalco, dois lagos de água doce situados na zona sul da Cidade do México. Infelizmente Chalco já não existe e Xochimilco sobrevive apenas como uma rede de canais e pequenas lagoas. Com a perda do seu habitat natural esta espécie está grandemente ameaçada no seu estado selvagem, sendo a manutenção desta em cativeiro a sua grande esperança de sobrevivência.
Em estado selvagem a coloração do Axolotl pode ir desde o castanho, passando pelo cinzento até ao preto, apresentando algumas manchas escuras. Em cativeiro, para alem dos originais vamos encontrar também diversas mutações, tais como os brancos e os dourados.
O modelo de setup eleito para esta espécie é o aquário, o qual deve ser bastante plantado e com bastantes esconderijos a fim de evitar confrontos. Uma vez que são completamente aquáticos nunca vão abandonar a água, pelo qual não será necessário colocar quaisquer plataformas flutuantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário