Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como evitar fugas indesejadas

Por incrível que pareça a principal causa de morte dos tritões e salamandras mantidos em cativeiro, não são doenças nem outros quaisquer factores, mas sim as fugas das suas instalações. Infelizmente, por norma todos os entusiastas deste hoobie ficam a sabê-lo da pior maneira, pois quando se apercebem da astucia dos animais já é tarde de mais. A subirem pelos fios fazem lembrar esquilos e no que diz respeito a entrarem em orifícios, desde que a cabeça passe o resto também irá passar. Por tal só ficamos cientes deste perigo quando tal nos acontece a nós! Quando os animais são encontrados por norma estão mortos e ressequidos devido à perda da humidade corporal.


O uso de filtros externos em instalações para anfíbios caudados é meio caminho andado para a fuga destes, por tal o uso de filtros internos só não é aconselhável como obrigatório.


Deixar a passagem dos cabos eléctricos deste modo é um forte convite à fuga dos animais.


Se proceder tal como na imagem em cima, a hipótese de vir a ter uma fuga indesejada é muito remota.

Fonte: http://www.caudata.org/cc/articles/escape.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário