Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

Caracteristicas gerais

Os animais designados por caudados representam a ordem de anfíbios caudata ou urodela. A qual engloba mais de quinhentas espécies de tritões e salamandras. Muito semelhantes a largatos, o principal factor de defrenciação é a ausência de escamas. O seu corpo é esguio e a sua cauda relativamente comprida. A sua pele está despida de qualquer protecção, por tal é bastante susceptível à desidratação, sendo este o factor determinante da razão de habitarem zonas húmidas de florestas. Alimentam-se sobretudo de minhocas, de insectos e das respectivas larvas, podendo também apanhar pequenos peixes e outros anfíbios. Hibernam no Inverno. Produzem uma substância odorífica para atrair parceiros na época de acasalamento. E também, detêm a capacidade de regenerar alguns dos seus órgãos internos, assim como os seus membros caso sejam mutilados. A maioria das espécies de caudatas é de pequeno porte. Não obstante, a maior espécie que se conhece, capaz de atingir 1,60m, é a salamandra gigante, oriunda da China e também do Japão. Com a finalidade de manterem os predadores afastados, algumas espécies são muito venenosas, sendo geralmente aquelas que apresentam cores mais garridas. O seu veneno queima a pele das pessoas e dos animais, podendo até causar paralisia se entrar na corrente sanguínea. Na antiguidade clássica as salamandras já eram aludidas pelo homem. Pois, com provas dadas por diversos paleontólogos, os quais encontraram fósseis com aproximadamente 165 milhões de anos, na China e na Mongólia, pensa-se que estão entre os habitantes mais antigos do planeta.

A ordem caudata divide-se em três subordens; a sirenoidea, a cryptobranchoidea e a salamandroidea. As quais por sua vez se dividem em dez famílias; a sirenidae, a cryptobranchidae, a hynobiidae, a amphiumidae, a plethodontidae, a rhyacotritonidae, a proteidae, a salamandridae, a ambystomatidae, e por ultimo a dicamptodontidae. As quais se limitam praticamente ao Hemisfério Norte, sendo que a sua ocorrência mais meridional acontece no norte da América do Sul e que a maior diversidade de espécies ocorre na América do Norte.