Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

terça-feira, 22 de março de 2011

Anatomia

Situadas por detrás dos olhos, estas produzem e armazenam o veneno que os animais segregam através das mucosas que apresentam na pele, geralmente quando ameaçados.

São mais pequenos do que os membros posteriores e terminam naquilo que se assemelha a uma mão, a qual geralmente apresenta somente quatro dígitos.

Mais possantes que os membros anteriores, geralmente apresentam cinco dígitos.

Todas as espécies a apresentam. No entanto esta é mais saliente numas no que outras, chegando em alguns casos, nomeadamente nas espécies dos géneros Triturus, Lissotriton e Ichthyosaura , a atingir tamanhos consideráveis durante a época de reprodução.

A cauda dos tritões é sempre mais desenvolvida que a das salamandras. Geralmente esta é do mesmo tamanho do restante corpo do animal, porem em algumas espécies mede mais que este.

Localizada de forma longitudinal em relação ao plano do tronco, entre os dois membros posteriores, a cloaca é um pequeno orifício, no qual terminam os canais intestinal, urinário e genital dos caudatas. Na época de reprodução as cloacas dos machos tendem a inchar, salientando-se em relação à das fêmeas, permitindo assim distinguir com relativa facilidade o género sexual dos indivíduos.

Sem comentários:

Enviar um comentário