Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

sábado, 14 de maio de 2011

Curiosidades


Com provas dadas por diversos paleontólogos, os quais encontraram fósseis com aproximadamente 165 milhões de anos na China e na Mongólia, pensa-se que as salamandras estão entre os habitantes mais antigos do planeta. Na antiguidade clássica as salamandras já eram aludidas pelo homem.


Vejamos como as descreveu Gaius Plinius Secundus, um nobre romano, cientista e historiador que morreu na erupção do Vesúvio em 79 D.C, o qual à posteriori havia de ficar conhecido por Plínio, O Velho: …é um animal similar ao lagarto em formato, com o corpo todo estrelado…nunca é visto a não ser sob chuva forte e desaparece assim que o tempo melhora... Tal descrição é plausível se tivermos em conta a aparência e o comportamento da salamandra comum ou salamandra de fogo, Salamandra salamandra.


Ainda hoje se crê que as salamandras podem viver no meio do fogo, pois é usual ver estes animais a abandonar os troncos quando estão a arder. Além disso, o facto de terem uma coloração invulgar foi decisivo para a sua conotação como animais demoníacos. Esta crença remonta à Idade Média e ainda hoje persiste o medo e a repugnância por estes animais embora não existam razões para tal.


As salamandras tiveram, na antiga medicina, uma grande reputação, pois as suas cinzas eram utilizadas na cicatrização de úlceras. Nos nossos dias ainda são consideradas nalguns sítios excelentes vermífugos e, noutros locais, como antídotos para curar feridas produzidas pelo veneno das serpentes.

Fotos
Salamandra salamandra
Salamandra salamandra fastuosa

Fonte: Naturlink

Sem comentários:

Enviar um comentário