Bem vindo ao Caudata Mania

Este blog foi criado com o intento de promover, em Portugal, este fantástico hoobie que é a manutenção de caudatas (tritões e salamandras) em cativeiro. Neste, iremos encontrar conselhos básicos para uma boa iniciação, assim como fotos ilustrativas e artigos informativos. Se já é um perito divirta-se, participando com novas ideias e opiniões. O Caudata-Mania estará em constante evolução. O que é hoje, não é o que era ontem, nem será o que irá ser amanhã. Acompanhe-o e esteja atento às novidades!

Alimentação


Na natureza os caudatas caçam a sua própria comida, alimentando-se de minhocas, insectos e respectivas larvas, pequenos peixes e por vezes até mesmo de outros anfíbios. Em cativeiro, por norma, a dieta que lhes é fornecida tenta recriar quer em forma, quer a nível de nutrientes a sua alimentação natural. Para tal são nos apresentadas duas alternativas:
1ª O alimento vivo, entre outros, a minhoca da terra Lumbricus terrestris e Dendrobaena spp; os vermes brancos Enchytraeus albidus; os waxworms Pyralidae mariposas; o asticot Calliphora vomitória e os calciumworms Hermetia illucens linnaeus.
2ª O alimento congelado, o qual consiste principalmente em bloodworms (larvas de mosquito vermelhas). Outro alimento também muito bem aceite é a artémia.